Senadores apuram violência contra movimentos sociais no RS

Da Agência Senado

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS), convocou os membros do colegiado a participarem, na próxima terça-feira (24), de uma diligência e de uma reunião em Porto Alegre com a finalidade de apurar denúncia de maus-tratos a militantes de movimentos sociais em conflito ocorrido entre eles e a Brigada Militar de Porto Alegre.

Na semana passada,11 integrantes do movimento social foram presos, acusados de vandalismo e tentativa de furto a um supermercado da capital gaúcha.

O requerimento de Paim para a realização da diligência foi aprovado pela CDH no dia 12 de junho. Além de Paim, já confirmaram presença os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Pedro Simon (PMDB-RS), Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e José Nery (PSOL-PA).

A programação será aberta na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, às 9h, com uma reunião com representantes da Via Campesina.

O encontro será sucedido por uma audiência com o comandante da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Paulo Roberto Mendes, às 13h, e por uma audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, José Francisco Mallmann, às 14h30.

Para Paim, os conflitos decorreram de mobilização dos movimentos sociais pela apuração de denúncias de corrupção e desvio de recursos públicos em órgãos do governo do Rio Grande do Sul.

– O combate à corrupção, seja onde for e doa a quem doer, tem que ser feito. Que se investigue tudo. E quem cometeu o delito tem que responder – afirmou Paim, quando da aprovação do requerimento.