Inauguração de casas reúne autoridades em assentamento

As novas casas do assentamento Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno, em Franco da Rocha, interior de São Paulo, serão inauguradas neste sábado (5/6) em uma grande atividade de comemoração.

O projeto, que garante infra-estrutura básica em áreas da Reforma Agrária e beneficiará mais de 60 famílias da região, conta com a parceria do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a Caixa Econômica Federal.

“Consideramos essa uma grande conquista para os trabalhadores e trabalhadoras do campo”, afirma o integrante do MST, Pedro Sales. Participam das atividades autoridades públicas, parlamentares e representantes de movimentos sociais, como o ministro Paulo Vannuchi, da secretaria de Direitos Humanos, o senador Eduardo Suplicy (PT), o deputado federal Ivan Valente e Paulo Teixeira.

Dos movimentos sociais, estarão presentes Dom Tomás Balduíno, conselheiro da Comissão Pastoral da Terra, e o integrante da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile. Além de Maria Fernanda Ramos Coelho, presidente da Caixa Econômica Federal, Raimundo Pires, superintendente estadual do Incra de São Paulo; Gustavo Ungaro, diretor-executivo do ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e os deputados estaduais Raul Marcelo (PSOL-SP) e Simão Pedro (PT-SP) também acompanharão a cerimônia.

As Comunas são assentamentos perto dos grandes centros urbanos com novo padrão de divisão interna, diferentes do modelo tradicional. O espaço possui áreas coletivas, onde grupos de famílias se organizam a partir da produção. O cultivo de alimento nessa assentamento é diversificado, dentro de um modelo diferente da extensão das áreas destinadas exclusivamente ao plantio de cana-de-açúcar e eucalipto em diversas regiões. A produção na Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno é feita sem uso de agrotóxicos, o que também contribui com a preservação do meio-ambiente.

As habitações estão na primeira Comuna da Terra da região da grande São Paulo. Todas as casas foram construídas em processo de mutirão com assessoria técnica da Usina, grupo que colabora na construção melhores condições de habitação nos centros urbanos e assentamentos de Reforma Agrária. Isso potencializa o aproveitamento das áreas coletivas dos assentamentos, como por exemplo em locais dedicados ao lazer e educação, criando uma dinâmica de vida urbana no meio rural e formas de produção que não sejam apenas individuais.

A comemoração terá início às 14 h, na Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno, que fica em Franco da Rocha, São Paulo. Para chegar ao local, utilize a saída do quilômetro 38 da Rodovia Anhanguera (entrada de Campo Limpo Paulista).