Camponeses debatem energia e alimento no RS

Da Redação

Cerca de 300 camponeses de 17 estados debatem, desde esta quarta-feira (09/07), a produção sustentável de biocombustíveis e alternativas à crise dos alimentos na cidade de Frederico Westphalen, no Noroeste gaúcho. O Seminário Nacional da Agricultura Camponesa acontece até a sexta-feira (11/07) no salão de atos da URI (Universidade Regional Integrada) – campus Frederico. É promovido pelo MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), em parceria com o ICPJ (Instituto Cultural Padre Josimo).

Palestras e debates compõem a programação do seminário, que tem por objetivo elencar uma série de ações a fim de evitar uma crise de alimentos no Brasil. O preço da comida, que já alcança níveis altos no país, afeta diretamente a população mais carente das grandes cidades. O MPA defende que a pequena agricultura passe a ser alvo de políticas de governo mais eficazes, a fim de aumentar a produção, já que o camponês hoje fornece mais de 70% da comida do brasileiro. Os agricultores também defendem a produção da bioenergia consorciada na pequena propriedade como forma de produzir energia e alimento sem degradar o meio ambiente.

Na sexta-feira, às 14h, ainda ocorre o lançamento do livro A Agricultura Camponesa e as Energias Renováveis, do Instituto Cultural Padre Josimo, em parceria como o Ministério do Desenvolvimento Agrário

.