Sem Terra ocupam Incra e terras do Produban em Alagoas

Cerca de 800 trabalhadores Sem Terra do MST ocuparam, nesta segunda-feira pela manhã, a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em Maceió, para reivindicar a urgência da Reforma Agrária no Estado, a imediata desapropriação e aquisição de terras para as famílias acampadas e o cumprimento da meta de 2008.

A ação conta com a participação da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e também reivindica uma posição do Governo Federal contra a criminalização dos movimentos sociais.

Trabalhadores Sem Terra ocupam terras do Produban

Mais de 80 famílias do MST ocuparam, também na manhã de hoje, a Fazenda Carolina, no município de Teotônio Vilela. A área pertence ao complexo 30 mil hectares de terras que é parte da dívida do Produban e que deveria ser destinada a Reforma Agrária. As terras, porém, continuam abandonadas ou arrendadas as usinas, a exemplo de uma área de 400 hectares em Junqueiro, ocupada por mais de 300 famílias do MST, em 14 de abril deste ano, que está arrendada para a Usina Seresta, de propriedade do Governador do Estado, Teotônio Vilela. O Produban (Banco do Estado de Alagoas) faliu por conta dos empréstimos não pagos concedidos aos usineiros da região.