Trabalhadores cobram acordo firmado com Governo na Bahia

Cerca de 450 trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra do MST estão ocupando a Superintendência Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Salvador, desde as 7h da manhã desta segunda-feira.

Os Sem Terra exigem do Governo do Estado o cumprimento de um acordo realizado em abril do ano passado, quando o MST realizou uma marcha com 5 mil pessoas de Feira de Santana a Salvador e foi recebido publicamente pelo Governador Jaques Wagner. Em março deste ano, o MST ocupou a Seagri com cerca de 3 mil pessoas, pressionando pelo cumprimento dos itens acordados. Em maio, o movimento fez um acampamento na CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário) durante quase 20 dias, e teve parte da pauta atendida.

A Reforma Agrária está parada em todo o país, com cerca de 140 mil famílias acampadas. A Bahia é um dos estados que tem o maior número de famílias acampadas, cerca de 25 mil em 240 acampamentos.

Entre os pontos de pauta reivindicados na Bahia, destacam-se os seguintes:

– Reforma de 5 mil casas;

– Construção de 3 mil casas;

– Pavimentação de mil km de estradas;

– Inclusão de aproximadamente 50 assentamentos das regiões Sul, Baixo-Sul e Extremo-Sul do MST no PAC do Cacau;

– Desapropriação imediata das áreas em processo;

– Doação de cestas básicas para as 25 mil famílias acampadas;

– Reunião com órgãos estaduais para regularização dos convênios de assistência técnica em parceria com o Incra e o Governo do Estado da Bahia;

– Regularização de licenças ambientais para os assentamentos;

– Agilização dos processos de vistoria;

– Intermediação, pela Ouvidoria Agrária Nacional, das negociações em áreas de conflito.