Via Campesina realiza 7ª Jornada de Agroecologia

Com o lema “Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade, Colhendo Soberania Alimentar”, a partir desta quarta-feira (23/07) até sábado (26/07), a Via Campesina realiza a 7ª Jornada de Agroecologia, na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), campus de Cascavel, região Oeste do Paraná.

O evento debate a importância de uma agricultura, fundamentada na agroecologia, que respeite o meio ambiente (sem uso de agrotóxicos ou cultivo de transgênicos), os campones, pequenos agricultores e a relação saudável com a terra, além de reafirmar as formas organizativas tradicionais de cooperação e prosseguir com a marcha de luta pela reforma agrária.

“A construção das Jornadas de Agroecologia faz parte de um processo de luta permanente, contra o projeto das empresas transnacionais e do agronegócio, na construção de um projeto popular e soberano para a agricultura brasileira, baseada na agroecologia e na soberania alimentar”, explica o militante da Via Campesina, José Maria Tardin.

Cerca de nove movimentos sociais e entidades populares promovem a Jornada que, pela quarta vez acontece em Cascavel e tem inicio às 9 h do dia 23. São esperadas cerca de cinco mil pessoas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e de países vizinhos como Paraguai e Argentina.

Estão previstas cerca de 45 oficinas de experiências agroecológicas desenvolvidas por agricultores, entidades populares e movimentos sociais, além da apresentação de uma experiência de educação popular de São João do Triunfo, com o túnel do tempo sobre a história da agricultura. As oficinas são abertas ao público que receberá certificados pela Universidade.

Toda a comunidade de Cascavel e região está convidada a participar das atividades promovidas pela 7ª Jornada de Agroecologia, que será um espaço de formação e intercâmbio de experiências de práticas agroecológicas, entre camponeses, pequenos agricultores, pesquisadores e estudantes.

Na programação estão previstas palestras com a filha do revolucionário argentino Che Guevara, Aleida Guevara; a pesquisadora do grupo ETC, México, Sílvia Ribeiro; professor e engenheiro agrônomo Horácio Martins de Carvalho; coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, entre outros que tratarão de temas ligados à Agroecologia, Transnacionais, Criminalização dos Movimentos Sociais, Educação Popular e Soberania Alimentar. Também serão haverá apresentação de filmes e atividades Culturais.