Polícia despeja novamente sobreviventes de Corumbiara

Cerca de setenta policiais militares de Rondônia, dos municípios de Vilhena, Colorado, Cerejeiras, Pimenteiras, Corumbiara, Chupinguaia e Cabixi despejaram com violência na terça-feira (29/7) as 100 famílias que desde o dia 11 de maio haviam tomado a Fazenda Santa Elina, onde ocorreu o Massacre de Corumbiara, em nove de agosto de 1995.

Os policiais após o despejo queimaram todos os barracos com os pertences dentro, denunciou à Agência Amazônia o Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina (Codevise).

No dia 20/7, dois dias antes da operação, dez agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e da Polícia Federal desceram de helicóptero perto do acampamento e disseram aos acampados que poderiam “ficar sossegados”. Ao tranqüilizarem as famílias, garantiram que não haveria despejo.

As famílias despejadas estão sem amparo algum. Durante estes 13 anos muitas promessas foram feitas para as famílias de Corumbiara em relação a terra onde estão, porém nada foi feito.