Encontro de jovens recebe movimentos de 20 Estados

Mais de mil jovens de movimentos sociais de 20 estados se reúnem na UFF (Universidade Federal Fluminense), na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro para estudar e sistematizar questões referentes à realidade brasileira e procurar apontar conjuntamente algumas saídas para problemas enfrentados pela juventude.

“O encontro é um marco para a juventude da classe trabalhadora. Somos pequenos, mas reunimos 23 organizações”, disse Antônio Neto, do coletivo de juventude da Via Campesina.

A atividade, mais do que uma reunião de militantes, parece a concretização dos anseios de jovens que trabalham para o fortalecimento de suas organizações e para a articulação da classe trabalhadora em torno da construção de um projeto para o país.

Na mística de abertura do encontro, as vendas que cobriam os olhos dos participantes da plenária, representando a falta de compreensão de toda a população em relação aos problemas sociais, tornaram-se elos entre homens e mulheres para a transformação da sociedade, apontando que o caminho é a união e a construção coletiva.

O violeiro Pereira da Viola, no encerramento da mística, colocou todos para dançar de mãos dadas, numa roda que vai além da confraternização, mas aponta para uma nova forma de organização e reunião dos jovens militantes.

O 1º Encontro Nacional da Juventude do Campo e da Cidade acontece até sexta-feira, com momentos de estudo, homenagens aos lutadores do povo e apresentações culturais.

Nesta terça-feira, o tema em discussão é o capitalismo na atualidade. À tarde, acontece uma homenagem a Olga Benário, com a presença de Anita Prestes, filha da lutadora com Luiz Carlos Prestes.

A comunista alemã viveu no Brasil na década de 30. Durante a ditadura do Estado Novo, foi extraditada para a Alemanha e assassinada em um campo de concentração nazista.