Educadores do MST realizam encontro na Bahia

Nesta quinta-feira (4/09), teve início o 14º Encontro de Educadoras e Educadores do MST-BA. O encontro, que reúne cerca de 500 participantes de todo o estado da Bahia e acontece no Centro de Formação Amarante, em Salvador.

O encontro pretende constituir um espaço de formação e confraternização, debatendo as linhas políticas do MST para a educação do campo, bem como o modelo educacional vigente e suas contradições. “Temos que construir uma educação calcada nas necessidades da reforma agrária e da agricultura familiar”, explica Djacira Araújo, coordenadora do Setor Estadual de Educação do MST.

Segundo ela, o Pronera representa uma conquista, como guardião de propostas alternativas, mas vem sendo esvaziado em termos de financiamento, sendo necessário pensar não apenas na educação infantil, fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), mas no urgente acesso dos jovens do campo ao ensino superior. “Também é necessário um projeto de desenvolvimento no campo que o pense como espaço de produção da vida, com sua cultura e seus saberes”.

A programação segue com debates e oficinas, até o sábado (6/9). No domingo (7/9) os educadores irão se somar a diversas categorias e movimentos sociais nos atos do Grito dos Excluídos, que terá sua concentração na Praça do Campo Grande, pela manhã.

Imagens em Movimento

Na sexta-feira (5/9) à tarde haverá a apresentação das oficinas realizadas pelo casal francês Celina Autissier e Guilherme Kosakiewiez, membros da Ong Dicilá. Durante cerca de três meses, ambos estiveram desenvolvendo oficinas de fotografia pinhole e vídeo-documentário em assentamentos e acampamentos do MST.

Técnica simples, a fotografia pinhole é feita com câmeras artesanais constituídas de latas com pequenos furos, permitindo uma compreensão básica do funcionamento do processo fotográfico. A oficina realizada no assentamento São Francisco, em Juazeiro, deu origem ao caderno “Um pequeno buraco, uma grande emoção”, com fotografias e textos dos jovens Sem Terra. No Acampamento Vale do Salitre os jovens produziram o filme de ficção “Amizades em Movimento”, onde dois adolescentes, após a morte dos pais, vão morar com os tios em um assentamento do MST, vivendo grandes descobertas em contato com a vida no campo e a luta dos Sem Terra.

No Assentamento Menino Jesus, em Água Fria, Recôncavo Baiano, os jovens produziram o caderno “Arte e Luta dos Sem Terra”, contando a história do local. O vídeo “Olhos para o futuro” segue na mesma linha, onde os participantes das oficinas, com a ajuda dos mais velhos, tecem com o fio da memória uma história de resistência e luta.