Livro conta história de defensor da luta pela Reforma Agrária no Brasil

Radioagência NP

A violência e os conflitos no campo são os temas centrais do livro “João Batista, mártir da luta pela reforma agrária. Violência e impunidade no Pará”. O livro é de autoria do jornalista Pedro César Batista e foi lançado na última semana, durante a Feira do Livro da cidade, em Brasília (DF).

João Batista – irmão do autor da publicação – era advogado, deputado estadual e teve uma atuação destacada na luta pela reforma agrária e em episódios de rearticulação do movimento sindical e dos movimentos sociais entre 1978 e 1988. Em dezembro de 1988 ele foi assinado a tiros no município paraense de Paragominas (PA).

Segundo Pedro, o cenário de violência e concentração de terra tanto no estado do Pará como em outros estados ainda é semelhante ao da época. Por essa razão é necessário resgatar a luta de pessoas como João Batista.

“Há necessidade de a sociedade ter referenciais que apontem para a luta, principalmente a juventude. Hoje nas cidades ela tem como referencial o capital, o consumo. O resgate da figura doe João Batista possibilita o descobrimento referencial de alguém que contribuiu para a organização dos trabalhadores no campo, para a luta pela reforma agrária, para fomentar o sonho de uma sociedade socialista”

O livro também traz o descaso e a morosidade de setores da sociedade em relação a mortes como esta. Dos quatro indiciados pela morte de João Batista, apenas o executor foi a julgamento e condenado a 28 anos de prisão. Os mandantes continuam livres.