Movimentos do campo cobram políticas públicas no Rio

Nesta segunda-feira (8/9), os movimentos sociais, pastorais e entidades que compõem o Fórum Estadual da Reforma Agrária do Rio de Janeiro fazem um ato no Palácio das Laranjeiras, às 11h. O objetivo é reivindicar melhores condições para os assentamentos rurais do Estado e as políticas públicas que garantam melhorias para as famílias de trabalhadores rurais.

A maioria dos agricultores familiares do Estado nunca teve acesso a políticas públicas de sustentação da produção e comercialização, assim como o acesso a questões básicas nas áreas da educação, saúde e infra-estrutura. Nos últimos anos, a situação tem se agravado com as políticas desenvolvidas pelo governo de priorizar e fomentar o agronegócio.

O Fórum traz na pauta de reivindicações como a democratização do acesso à terra, redirecionamento das políticas da Secretaria de Agricultura, desenvolvimento e recuperação dos Assentamentos e Comunidades Quilombolas, entre outras.

O Fórum Estadual da Reforma Agrária é composto pelo MST, Abra (Associação Brasileira de Reforma Agrária), Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, CPT (Comissão pastoral da Terra), MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade) e FETAG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio de Janeiro).

O ato será às 11h, no Palácio das Laranjeiras.