Polícia se prepara para reprimir Sem Terra em Canguçu

O MST alerta para um possível conflito que pode ser desencadeado pela Brigada Militar em Canguçu, no Rio Grande do Sul. A corporação já encaminhou mandado de busca e apreensão ao acampamento do MST na localidade de Armada. Integrantes do BOE (Batalhão de Operações Especiais) também já saíram de Porto Alegre e rumam à região.

O alvo da Brigada Militar são as famílias que ocuparam nesta terça-feira (9/9) a fazenda São João. Os Sem Terra reivindicam a desapropriação da fazenda, que é improdutiva, como parte do acordo do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) com o Ministério Público Federal, em novembro do ano passado. O acordo previa o assentamento de mil famílias até abril deste ano e mais mil até dezembro. Porém, até este mês de setembro, menos de 40 famílias foram assentadas no Estado.

A exemplo do que vem ocorrendo desde 2007, e desde que a governadora Yeda Crusius assumiu o poder, a Brigada Militar mais uma vez deve usar a força e tentar humilhar as famílias Sem Terra.