Sem Terra iniciam plantio em área ocupada em Canguçu

As 200 famílias Sem Terra que ocuparam ontem (9/9) a Fazenda São João, em Canguçu (Sul do RS), iniciaram nesta quarta-feira (10/9) a limpeza da área e o plantio. Elas também levaram bois e outros animais que já criam no acampamento para ocupar o local. As famílias querem mostrar que a fazenda de 1,1 mil hectares – que é improdutiva – pode ser bem utilizada para a produção de alimentos.

Os trabalhadores Sem Terra reivindicam a desapropriação da fazenda como parte do acordo do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Ministério Público Federal, em novembro passado. O acordo previa o assentamento de mil famílias até abril deste ano e mais mil até dezembro. Porém, até setembro, menos de 40 famílias foram assentadas no Estado este ano.

As famílias reivindicam a desapropriação das fazendas Guerra, em Coqueiros do Sul, Southall, em São Gabriel, e da Granja Nenê, em Nova Santa Rita. No total, 2400 famílias estão acampadas no Rio Grande do Sul, algumas há mais de quatro anos.