Trabalhadores conquistam assentamento em Chapecó

Após 21 dias, os trabalhadores e trabalhadoras que ocupavam a sede Incra (Instituto de Nacional de Colonização e Reforma Agrária), na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, receberam nesta quarta-feira o prêmio da luta, da bravura e da resistência: O Presidente Lula assinou o decreto de compra da fazenda Seringa, local do acampamento Dom José Gomes.

A ocupação da fazenda Seringa aconteceu há sete anos. Nesse período várias famílias foram assentadas em outras regiões. Hoje, 35 delas permanecem na fazenda e já estão produzindo. O proprietário da área iniciou as negociações com o Incra há mais de três anos e aceitou vender a terra para o Instituto destiná-la à Reforma Agrária, criando assim, o projeto de Assentamento Dom José Gomes, que recebe este nome em homenagem ao grande lutador dos pobres, índios e Sem Terra que foi Bispo da Diocese de Chapecó.

Os Sem Terra acampado nesta fazenda, já realizam a produção para auto-consumo, criam animais, mas ainda não conseguem viabilizar a renda para sobrevivência, pois não têm acesso à créditos e investimentos para desenvolverem a produção. A sociedade de Chapecó já conhece o potencial
desse povo trabalhador. Mesmo sem ter a terra esses trabalhadores e trabalhadoras já mostraram o que querem com ela: produzir alimentos saudáveis, criar suas famílias com dignidade e gerar renda e desenvolvimento para o município.

O processo da área ficou parado na casa civil por mais de um ano, esperando a decisão do governo para desapropriação. Foi graças a luta desses bravos lutadores que, depois de 21 dias dentro da
sede do Incra, passando por dificuldades, desgaste, mas com muita perseverança e certeza de que só a luta trás conquistas. Foi a mobilização a garra e a organização que fizeram do acampamento Dom José Gomes, a mais nova conquista do MST, dos Movimentos Sociais e da sociedade de Santa
Catarina.

Agora está publicada no Diário Oficial da União. A Antiga fazenda Seringa está livre do latifúndio e será ume espaço de construção da dignidade para as famílias, contribuindo para o avanço da Reforma Agrária, e das lutas sociais da região.

Hoje pela manhã foi realizado um ato no Centro de Chapecó em comemoração desta conquista. Parabéns Famílias de Dom José Gomes! Foi a garra e a luta de cada um e cada uma que garantiram o direito de poder construir uma vida digna para todos.