Três mil Sem Terra de Sergipe aprendem a ler e escrever

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) concedeu a três mil adultos e jovens integrantes do MST os certificados de conclusão do curso de alfabetização, promovido pelo Governo Federal, por meio do Programa Brasil Alfabetizado.

A entrega simbólica dos certificados aconteceu do dia 18 de agosto. Os cinco Sem Terra – Daniel Paulo dos Santos, José Cláudio Filho, Jucilene dos Santos, José Edílson dos Santos e Lenaldo da Silva Filho – foram quem representaram o grupo. Emocionados, eles agradeceram a oportunidade e pediram para que outras ações educacionais fossem direcionadas ao homem do campo.

“Precisamos continuar, ter oportunidades” , disse Daniel Paulo, que pisou pela primeira vez em uma sala de aula somente depois de se integrar ao movimento e compartilhar do trabalho de conscientização feito pelo educador popular de seu acampamento.

A solenidade foi presidida pelo secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, que na ocasião representou o governador Marcelo Deda. Também participaram a secretária de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, representantes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), educadores e membros da coordenação do MST.

Durante a cerimônia, o integrante da coordenação nacional do MST, João Daniel Somariva,lembrou que apesar do movimento possuir alguns trabalhadores com nível superior, principalmente nas áreas de Agronomia e Pedagogia e até Medicina, são muitos os que ainda não têm acesso às salas de aula.

João Daniel disse que espera ver nos assentamentos e acampamentos números cada vez menores de analfabetos, como já acontece no Florestan Fernandes, em Rita Cacete, município de São Cristóvão, onde 100% dos acampados já foram alfabetizados.

Todos e Todas Sem Terra estudando

Os educandos certificados no dia 18 iniciaram o processo de alfabetização em outubro de 2007 e concluíram em junho passado. No total foram assistidas 80 comunidades, sendo 50 acampamentos e 30 assentamentos.

Casados e pais de 11 filhos, José dos Santos, de 61 anos, e Maria José Pereira dos Santos, de 54 anos, do acampamento Antônio Conselheiro, em Canindé do São Francisco, também estavam na platéia do Gonzagão. Satisfeitos, eles mostraram os documentos de identidade recém tirados e apontaram para um importante fato: as assinaturas. “Não preciso ter mais vergonha. Não vou mais melar meu dedo por não saber escrever”, disse Maria José.

Flávio Rodrigues, de 64 anos, veio do acampamento Eldorado dos Carajás, em Nossa Senhora da Glória, para assistir a entrega dos certificados e, claro, receber o seu. “Estou muito contente. Acho que é igual a uma pessoa cega, que começa a enxergar depois de muitos anos no escuro. Acho que é a mesma coisa”, ressaltou.

A educadora do acampamento Eldorado dos Carajás, Cleosvalda Góes, também comemorou o momentol. “Estou há cinco anos como educadora no acampamento e vejo que grandes passos estão sendo dados”, disse ao ressaltar a importância das parcerias do MST com o Governo Federal e, agora, com o Governo do Estado. “Isso mostra que temos a mesma preocupação e que queremos ver os nossos companheiros alcançando melhores condições de vida”, completou Cleosvalda.

Daqui para o futuro

Novas turmas de alfabetização serão formadas até o fim de 2008 nos assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Sergipe. Dessa vez, a coordenação será da Secretaria de Estado da Educação, através da equipe de técnicos do Programa Sergipe Alfabetizado.

Segundo a coordenadora pedagógica do Programa, Ísis Mota Dantas, 130 novas turmas serão formadas, com uma média de 15 a 20 alunos em cada uma, em locais indicados pelo MST. Ela acrescentou que o processo de alfabetização será iniciado em dezembro deste ano.

(Com informações da Agência Sergipe de Notícias)