Lula critica ingerência dos Estados Unidos na AL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a “famosa interferência” de embaixadas dos EUA em assuntos internos de países do “continente americano” em diversos momentos da história do continente, ao comentar a decisão de Evo Morales de expulsar da Bolívia o embaixador norte-americano.

“Se for verdade que o embaixador dos EUA fazia reunião com a oposição de Evo Morales, o Evo está correto ao mandá-lo embora”, defendeu Lula, em entrevista exclusiva à TV Brasil. “O papel de embaixador não é fazer política dentro do país, não.”

Lula confirmou que o país vai dar apoio logístico à Bolívia, a pedido do presidente Evo Morales, para desmantelar grupos armados no departamento de Pando, fronteira com o Acre.

O Brasil vai auxiliar com a venda de caminhões e ônibus ao Exército Boliviano e com ajuda da Polícia Federal na fronteira, a pedido de Evo.

O presidente pediu aos ministros da Justiça, Tarso Genro, e da Defesa, Nelson Jobim, para entrar em contato com autoridades bolivianas a fim de tratar dessa colaboração. “Nem pensar em ingerência brasileira na Bolívia; muito menos tropas”, disse Lula.

(Com informações da da Agência Brasil)