Parte uma irmã “de coração e de sonhos”

O MST amanheceu hoje de luto. Faleceu na noite desta quinta-feira (18/9), aos 82 anos, a brilhante companheira Myriam Fernades, nos deixando um exemplo de vida como grande lutadora fiel do povo.

Myriam foi uma grande pensadora de nossa época, esposa do Mestre Florestan Fernandes e mãe da socióloga Heloisa Fernandes.

Seu enterro será as 15h no cemitério do Araçá, na Av. Dr. Arnaldo, em Pinheiros, São Paulo.

Convocamos todos os companheiros e companheiras a estarem presentes nesta despedida e deixamos nosso eterno agradecimento pelo exemplo de vida de nossa companheira Myrian Fernandes:

Querida Heloisa, estimado Florestan Júnior e família

Escrevo, porque no fundo, somos irmãos e sentimos a mesma dor da ausência física nesse momento em que Myriam nos deixa. Nosso pai Florestan, vive em nossa Escola de Formação de Quadros. Ele caminha entre os prédios e na floresta; estuda na biblioteca; ensina nas salas de aula; comparte nos momentos de recesso e confraternização entre nós. O sentimos vivo e desafiando a cada momento para sermos melhores.

Agora, Myriam também está ao seu lado ali, nesse espaço que é da classe trabalhadora, que é nosso. É verdade, pouco a conhecemos. Esteve uma vez em nossa Escola, uma das moradas do Florestan. Mas, através de Heloisa e Florestan Júnior – com quem temos uma relação mais próxima – compreendemos o quanto ela foi importante na vida da família de vocês e na vida do Florestan. Como ele mesmo disse, duas mulheres foram fundamentais na sua vida: a sua mãe e a sua esposa – Myriam.

Bem disse Heloisa, somos irmãos “de coração e de sonhos”, por isso, sentimos a ausência de Myriam. Sentimos a ausência ao mesmo tempo em que a sentimos ao nosso lado: a mulher, a mãe, a companheira, a amiga, a lutadora incansável, dedicada, autêntica, humilde, mas forte o suficiente para enfrentar e superar os desafios da vida, da história de antes, a construída com o Mestre Florestan e, a seguida, sem a presença física do professor.

Nesse momento difícil, de dor, de emoção, mas também de certeza de que Myriam cumpriu bem o seu papel na história que compartimos: de liberdade, de solidariedade, de companheirismo, de zelo, delicadeza, de guia, estará num lugar capaz de seguir orientando nossos passos. Deve se orgulhar dos filhos/as que teve e de todos aqueles que seguem os ideais de seu grande companheiro Florestan Fernandes, que também foram seus.

Myriam não morreu! Apenas fechou os olhos para descansar em outro lugar. Certamente nos braços do Florestan estará agora, abençoando os seus filhos que lutam para dar sentido às idéias e ações que marcaram suas trajetórias. No entanto, pedindo permissão a vocês, os filhos de Florestan e Myriam não são apenas cinco, mas, uma grande parcela da sociedade brasileira na qual estamos incluídos: os “deserdados da terra”, os de baixo, do submundo que não aceitam essa condição e por isso lutam pela transformação dessa realidade.

Recebam o abraço solidário; o ombro amigo e o compromisso de continuar lutando pelos ideais de Myriam, de Florestan que nos convocam a fortalecer os laços e as possibilidades de construção de uma sociedade justa e solidária: socialista.

Com carinho e confiança, toda a coragem e força para continuar a luta da vida.

Da Direção Nacional do MST