Ato pela retirada das tropas brasileiras do Haiti

Aos companheiros e companheiras que apóiam a luta do MST

Convocamos todas as lutadoras e lutadores dos movimentos popular, sindical e estudantil, e todas as forças democráticas, populares e de esquerda do Brasil a juntarmos nossas forças para manifestar nossa solidariedade ao povo do Haiti, que vem sofrendo com a pobreza, a ocupação militar estrangeira e a destruição causada pelos furacões que arrasaram ainda mais o país.

Desde 2004, o governo brasileiro está no comando de tropas militares de ocupação, que invadiram o Haiti alegando que iriam garantir a “democracia”, a “estabilidade” e o “desenvolvimento” para o país.

Após o seqüestro e deposição do presidente haitiano J. B. Aristide, por um comando de operação especiais dos exércitos dos EUA e da França, entrou em cena a ONU, que organizou uma “missão de paz”, cujo comando foi entregue ao Brasil. Nessa época o governo federal alimentou a ilusão de que a presença brasileira no Haiti seria suficiente para que os EUA defendessem que o Brasil assumisse uma cadeira como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Aristide, que já havia sido deposto por um golpe anteriormente, estava aplicando um programa econômico que só fez aumentar a pobreza e a exclusão social no país, mas isso não pode ser um pretexto para intervenções militares de tropas estrangeiras, pois o povo haitiano e suas organizações democráticas e populares têm plena capacidade para decidir os rumos de sua própria nação.

Desde de 2004 até hoje, inúmeros casos de denúncias de violações dos direitos humanos pesam sobre as tropas da ONU, inclusive sobre o contingente militar brasileiro.

Esta semana o governo brasileiro vai renovar o acordo que mantém as tropas no Haiti. Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores continuam vendendo a ilusão de que tudo vai bem no Haiti, mas escondem os massacres cometidos pelas tropas contra o povo pobre que vive nos bairros da periferia de Porto Príncipe e em outras regiões do país. Imagens de civis, crianças, mulheres grávidas, idosos sendo mortos pelas tropas da ONU circulam por todo o mundo, causando indignação diante de mais esta injustiça contra o povo haitiano.

Quantas árvores foram plantadas pelas tropas de ocupação? Quantas escolas ou creches foram construídas? Quantos hospitais ou centros culturais e esportivos? A seleção brasileira de futebol esteve no Haiti. Quantos campos de futebol ou quantas escolas de futebol foram criadas para dar mais esperança e dignidade para as crianças e jovens daquele país? Quantas escolas agrícolas foram construídas? Quantos hectares de terra foram distribuídos para que seja feita uma reforma agrária que ajude a diminuir a fome do povo?

O governo federal é responsável hoje pela miséria e pela violência cometida contra o povo do Haiti. Cada civil haitiano atingido pelas balas assassinas das tropas de ocupação é de responsabilidade do governo brasileiro e do presidente Lula.

Ajuda humanitária ao povo do Haiti, sim! Tropas de ocupação para massacrar o povo, não!

Conclamamos os companheiros e companheiras que lutam por democracia, por justiça e por transformações sociais a fortalecer em todo o país as campanhas e atos pela retiradas das tropas brasileiras do Haiti.

Compareça!
Dia 10/10, sexta-feira, às 17 h.
Em frente ao escritório do Governo Federal
Av. Paulista 2163 (esquina R. Augusta)