Assentamento do MST no RS recebe Caravana da Anistia

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realiza neste sábado (18/10), em um assentamento do MST, em Charqueadas, o julgamento de quatro requerimentos de indenização de ex-presos e perseguidos políticos do período da Ditadura Militar (1964-1985). A sessão integra a 15ª Caravana da Anistia, que realiza atividades no Rio Grande do Sul desde quarta-feira (15/10). O assentamento 30 de Maio fica no km 15 da RS-401, no município de Charquedas, a 55 km de Porto Alegre (RS). A sessão inicia às 10h.

Serão julgados os requerimentos de Vitorino Peccini (agricultor que foi preso e torturado juntamente com sua esposa, que estava grávida e perdeu o bebê); João Maria Fiúza de Oliveira (integrante do PTB e das Ligas Camponesas); Agenor Castoldi (militante do PCdoB, preso e torturado pelo DOPS e depois demitido da empresa em que trabalhava); e Realdo Neves de
Oliveira (operário, chefe da organização pesqueira e membro da Vanguarda Popular Revolucionária que preso e torturado na cidade de Três Passos). Participam da sessão integrantes da Comissão de Anistia, parlamentares, autoridades gaúchas e famílias sem terra.

A sessão da Comissão de Anistia em um assentamento ligado ao MST é bastante significativo, já que os movimentos sociais vêm sofrendo com a repressão policial e de alguns setores da Justiça, principalmente no Rio Grande do Sul.