Semana de Cultura do MST realiza Tributo a João do Vale

O cantor e compositor maranhense João do Vale foi homenageado na terça-feira (11/11) na Semana de Cultura Brasileira e Reforma Agrária, organizada pelo MST e que acontece até 16/11, em Belém.

O compositor, que nasceu no interior do Maranhão e cantou as dificuldades da vida de sertanejo pobre, teve as suas musicas cantadas por assentados e acampados das áreas de Reforma Agrária, artistas que também conhecem bem a realidade da qual João fez poesia. No final da apresentação, o filho de João, Riba do Vale, que está participando das atividades da Semana de Cultura, recebeu uma homenagem especial dos trabalhadores Sem Terra.

A Semana de Cultura Brasileira e Reforma Agrária vai até dia 16/11. A programação inclui debates e atividades culturais, como apresentações teatrais e musicais, manifestações da cultura popular, exibição de filmes nacionais no Cinema na Terra, além de oficinas que exercitarão na prática a potencialização da cultura como processo pedagógico.

Nesta quinta-feira (12/11), o dia começa com um painel de debate com o tema: O papel da Cultura e da Comunicação na construção de um projeto popular.

Estarão na mesa o prof. Chico Goncalves, da Universidade Federal do Maranhão; Rosa de Fátima, da Sociedade Paraense em Defesa dos Direitos Humanos (SDDH-PA); Keila Negrão, da Secretaria de Comunicação do Estado do Pará; e Miguel Stédile, da Coordenação Nacional do MST.

Pela tarde serão realizadas oficinas práticas, onde os participantes conhecerão princípios básicos de audiovisual, danças regionais, rádio, música, curtumização, e pintura indígena, entre outras. Quem preferir pode assistir a filmes nacionais no Cinema da Terra, montado na sala Libero Luxardo.

A partir das 18h, o grupo Imburama de Cheiro, formado por assentados do Estado de Segipe e o o grupo de rock PR500 animarão ao noite.

As atividades da Semana de Cultura Brasileira e Reforma Agrária estão acontecendo no Centro Cultural Tancredo Neves – CENTUR, e são abertas ao publico e com entrada franca.