CTNBio libera mais cultivos de transgênicos

Na semana passada (20/11), a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) se reuniu em Brasília para liberar mais onze solicitações de cultivo de transgênicos para desenvolvimento de pesquisas.

Entre os itens, foi aprovado o milho transgênico resistente a insetos da Monsanto, o algodão transgênico resistente a insetos da Bayer e o arroz transgênico para aumento da produtividade BASF.

Foram aprovados ainda três pedidos de certificação de Qualidade em Biossegurança, bem como outros sete pedidos para extensão do Centro de Química e Bioquímica.

Os representantes da Comissão voltam a se reunir nos dias 10 e 11 dezembro.

A todo o vapor

Em apenas 9 meses, a CTNBio aprovou sete licenças para a comercialização de transgênicos. Criada há 10 anos, comissão avaliou apenas 5 processos até 2007. Entre as transnacionais agraciadas pelas liberações estão Monsanto, Bayer, Syngenta, Fort Doghe, Boehringher Ingelheim e Intervet.

Em fevereiro deste ano, a CTNBio aprovou a liberação comercial de duas variedades de milho transgênico, uma delas produzida pela Bayer e a outra pela Monsanto.

Neste ano também, a comissão liberou 12 experimentos de campo com variedades transgênicas de eucalipto, última etapa da pesquisa antes do pedido de uso comercial. Outra liberação que vinha sendo discutida desde o início do ano é a de uma espécie de arroz tolerante a agrotóxicos compostos por glufosinato de amônio, da Bayer.