Assentados realizam festa da Reforma Agrária no Paraná

Cerca de 100 famílias do MST que vivem no assentamento Dorcelina Folador, no município de Arapongas, região Norte do Paraná, realizam neste sábado (29/11), a Festa da Reforma Agrária.

A comemoração que contará com a presença de aproximadamente 800 pessoas, entre autoridades e assentados, terá início às 10h, com ato de abertura e inauguração da agroindústria de derivados de cana-de-açúcar, e das atividades de Gado Leiteiro no Centro Comunitário do Assentamento.

Esta atividade é parte do encontro de Agroecologia e Resistência da Cultura Camponesa na Reforma Agrária, que acontece nos dias 27 e 28 de novembro no assentamento, e contará com debates sobre agroecologia e produção sustentável, além de oficinas e trocas de experiências em torno de práticas de cooperação agrícola e agroindústrias.

O Assentamento Dorcelina Folador está localizado na antiga Fazenda São Carlos, de 756 hectares, que se encontrava penhorada no Banco do Brasil em garantia de dívidas, e foi ocupada pelo MST no ano 2000.

As 94 famílias assentadas produzem no local vários tipos de uvas, hortaliças, batata-doce, feijão e milho, além de manter programas de piscicultura e sericicultura (bicho-da-seda). Cada família tem em média seis hectares de terra, onde são produzidos os alimentos para o auto-sustento e o abastecimento do mercado local.

O Assentamento Dorcelina Folador é famoso pela grande produção de feijão. Em junho de 2003, os assentados receberam centenas de visitantes para a Festa da Colheita do Feijão. Na época, uma parceria entre as famílias e o programa Ação da Cidadania Contra a Fome, idealizado por Herbert de Souza, o “Betinho”, possibilitou o plantio de 25 hectares de feijão, produzindo em torno de 1.000 sacas de 60kg, destinado para o consumo das famílias assentadas, ao Fundo Herbert de Souza Brasil Sem Fome, e o restante comercializado ao Programa Fome Zero.