Alterações no clima podem reduzir áreas de plantio no NE

Um estudo divulgado na semana passada pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e da Fundação Oswaldo Cruz aponta que as mudanças de clima em decorrência do aquecimento global podem reduzir as áreas de plantio no Nordeste.

O estudo aponta que entre as principais conseqüências dessa possível redução estão a escassez na produção de alimentos básicos e a precariedade na saúde dos nordestinos, principalmente dos mais pobres. No levantamento, os pesquisadores afirmam ainda que apenas a aposta em políticas públicas voltadas para a população do campo podem amenizar tal situação, principalmente no investimento em tecnologias para adaptação dos cultivos agrícolas às mudanças no clima e programas de transferência de renda.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo afirmam que este é o primeiro levantamento realizado no mundo que envolve em uma visão integrada das condições social, econômica e climática para explicar cenários futuros. Eles alertam ainda que as mudanças climáticas em curso no planeta tendem a afetar com maior intensidade, no Brasil, as populações mais pobres, sobretudo as que habitam a região Nordeste do país, incluindo os migrantes.