Sem Terra ocupam Secretaria de Justiça em São Paulo

Na manhã desta terça-feira (2/12), 200 trabalhadores rurais ocuparam a sede da Secretaria de Justiça de São Paulo, para reivindicar o assentamento de 80 famílias da comunidade Lírio dos Vales, localizada em Franco da Rocha (SP).

Durante a ação, os trabalhadores, que realizavam uma manifestação pacífica no saguão do prédio, chegaram a ser separados das crianças e dos idosos, que foram trancados dentro da Secretaria. Muita polícia esteve no local, impedindo qualquer tentativa de contato com os que estão presos.

40 anos de luta

Nesta semana, os agricultores que vivem e plantam no terreno ocupado há mais de 40 anos, receberam uma ordem de despejo, marcada para ser cumprida hoje. A área em teoria é propriedade do Estado de São Paulo. Muito embora, ao longo de todas essas décadas, o Estado nunca tenha por lá aparecido para garantir o cumprimento da função social da terra, como prevê a Constituição Federal.

Desprezando a história de várias gerações desses trabalhadores rurais, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros da região estão planejando a construção de uma escola para treinamento no terreno onde moram e trabalham as famílias. Um mandado de reintegração de posse foi expedido pelo Judiciário da Região, com determinação para que seja efetivado em janeiro de 2009. Entretanto, muitas famílias já foram despejadas da região, tendo abandonado suas casas, meios de trabalho e os próprios laços de convívio formados no local. Cerca de 80 famílias, no entanto, resistem.

A área de 88 hectares já foi reivindicada anteriormente pela Secretaria de Saúde, nos anos 80, depois pela Secretaria do Meio Ambiente.