Apoio do MST ao Paraguai é legítimo, diz assessor de Lula

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse que o apoio do MST ao Paraguai em relação aos direitos sobre a energia gerada por Itaipu é legítimo no sistema democrático.

“Vivemos em um país democrático e qualquer partido político ou qualquer movimento social pode defender suas posições à vontade e estas manifestações são legítimas”, disse Marco Aurélio Garcia. Segundo o assessor, o governo vai discutir, negociar, e tentar encontrar um meio termo, que ajude ao Paraguai. Garcia afirmou que as negociações oficiais com o Paraguai estão sendo realizadas.

O jornal O Estado de S. Paulo divulgou nesta semana que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) está monitorando o MST por conta desse apoio às lutas do povo paraguaio. “Não acreditamos que seja uma decisão do governo federal. É uma política da Abin, um órgão que vem dos tempos da ditadura militar, que conta com setores que não respeitam o regime democrático e perseguem os movimentos sociais que lutam por justiça social”, afirmou Marina dos Santos, da coordenação nacional do MST.

“Há setores que não admitem que o povo participe da política. Nós não somos monitorados apenas por causa do nosso apoio ao povo paraguaio, mas porque lutamos pela Reforma Agrária, contra o latifúndio e a desigualdade social. Agentes da Abin que não concordam com essa linha já admitiram que somos monitorados permanentemente. Desde os tempos do governo FHC, o general Félix já tinha admitido publicamente que nossos telefones e internet eram monitorados. É um escândalo quando um ministro do STF ou um senador são grampeados, mas quando são integrantes de movimentos sociais não existe a mesma reação”, completa a dirigente do Movimento.

(Com informações da Agência Estado)