Alta no preço dos alimentos engrossa lucro da Cargill

A alta no preço dos alimentos fez com que a transnacional produtora de alimentos Cargill lucrasse um bilhão de dólares apenas nos últimos três meses de 2008. O valor representa um crescimento de 25% dos lucros da empresa em relação ao mesmo período de 2007, quando faturou 954 milhões de dólares.

Uma grande parte dos lucros é atribuída ao aumento dos ganhos de sua divisão de processamento de alimentos – parte resposável pelo armazenamento e distribuição de grãos – devido ao crescimento da demanda por milho e soja.

Os dados constam em um levantamento da organização não-governamental Observatório das Multinacionais, entidade que monitora as atividades das multinacionais. Em seu relatório anual das dez piores empresas do ano, constam também a fumageira Philip Morris, a farmacêutica Roche, a petrolífera Chevron e a financeira AIG, uma das principais responsáveis pela crise financeira mundial. Sozinha, a AIG arrecadou mais de 150 bilhões de dólares em ajudas do governo dos Estados Unidos pagas com dinheiro de contribuintes.