Estudantes do MST em Cuba homenageiam o Movimento

Companheiras e companheiros do Movimento Sem Terra,

Por meio desta que é fruto de uma construção coletiva, gostaríamos de parabenizar a grande família MST pelos 25 anos de existência, pautado com muitas lutas, resistências e conquistas.

Temos acompanhado as reflexões e os preparativos para o ano de 2009 no Brasil, sabemos que por nossas condições de estudantes do MST em outro país não poderemos participar diretamente. Daí que ademais desta carta (que expressa nosso respeito e sentido de pertença a essa Organização), organizaremos também com a singeleza que nos cabe, um evento em comemoração aos 25 anos do MST e 50 anos da Revolução Cubana.

Saibam que nas escolas, nas universidades, nos hospitais e nas casas onde vivemos e trabalhamos, muitas pessoas nos admiram por nossa coragem de lutar e romper tantas cercas que nos impedem de ser livres e felizes plenamente. Admiram nosso esforço de vincular a luta pela Terra, pela Reforma Agrária e pelo socialismo no Brasil à Revolução Cubana e demais processos revolucionários em marcha na América Latina!

Dizemos que o mesmo sentimos pelo povo cubano e por todos os homens e mulheres lutadores e lutadoras! Aqui, temos aprendido o sentido de “escrever com as próprias mãos a história”; Vemos a determinação e a disposição deste povo em construir o “socialismo do século XXI” num contexto de dificuldades, de adversidades, de chantagens e pressões sofridas ao longo de 50 anos de história. A busca por sua efetiva emancipação faz com que a nossa organização se identifique com o processo revolucionário cubano. Como eles, temos nestes 25 anos resistido e buscado meios de fortalecer cotidianamente nossa luta por uma pátria autônoma e soberana!

A legítima decisão de seguir resistindo com dignidade e soberania à lógica do pensamento único, resultou neste país em significativas conquistas sociais. Destacamos, a universalização do acesso a educação e a cultura que, pelos valores internacionalistas e humanistas cultivados por este povo, se estendem para além das fronteiras da ilha cubana. Por este motivo que nós jovens do MST, somados a centenas de milhares de jovens do mundo inteiro estamos aqui. O que nos assemelha?
O desejo de nos profissionalizarmos, de intercambiar experiências político-organizativas e aspirarmos a necessária unidade Latino-Americana.

Sabemos que pelo atual contexto, muitos passos terão que ser dados, muitas combinações da pequena e grande política terão que ser feitos. Nesse momento, a nós estudantes do MST em Cuba, o desafio está em transformar os conhecimentos adquiridos em práticas concretas nos
nossos territórios, cumprindo desta maneira com a tarefa política delegada por nosso Movimento. Para isso, esperamos poder contar com todos e todas!

Por fim, estimados companheiros e estimadas companheiras, gostaríamos de reafirmar nosso compromisso com a luta do MST e com a Revolução Cubana na construção de um outro mundo.

Viva os 25 anos do MST!!!
Viva os 50 anos da Revolução Cubana!
Reforma Agrária: Por justiça social e soberania popular!!!

Atenciosamente,

Estudantes do MST em Cuba