Sem Terra ocupam fazenda no sudeste do Paraná

Cerca de 50 trabalhadores Sem Terra ocuparam na madrugada desta quarta-feira (28/01) a fazenda Araçá, em Marmeleiro, no Sudoeste do Paraná.

A ocupação foi a forma encontrada pelos Sem Terra para pressionar o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a destinar a fazenda para o assentamento de famílias acampadas na região. A área, que já pertence ao órgão, teria sido repassada ao médico da região, Nelson Sandino, na década de 1980, por meio de uma autorização de ocupação. O documento foi cancelado pelo próprio Incra mais tarde, por ser ilegítimo, pois a área teria de ser utilizada por pequenos agricultores, para agricultura familiar.

Caso da Fazenda Araçá

Na luta pela implantação de um projeto de assentamento no local, uma outra parte da fazenda já havia sido ocupada por 100 famílias do MST em 2006. Elas foram despejadas em junho de 2007, porém, no mês seguinte, reocuparam a fazenda, permanecendo até hoje no local.

Segundo o ouvidor agrário do Incra e assessor jurídico do gabinete da Superintendência Regional do órgão no estado, Luasses Gonçalves dos Santos, a autarquia está tomando todas as medidas judiciais e administrativas para o processo de cancelamento das autorizações de ocupação em posse da família de Sandino. Ele garante que o Incra realizará a retomada do imóvel, que será destinado para fins de Reforma Agrária.