Unificar as lutas por um mundo melhor

De 27 de janeiro a 02 de fevereiro Belém se transformará na cidade das lutas sociais por um mundo melhor. Com a realização do Fórum Social Mundial mais cem mil pessoas de diferentes partes do planeta se encontrarão em nossa cidade para debater e construir caminhos novos para a humanidade, caminhos estes que combatam e denunciem o projeto das classes dominantes que levou a exclusão social milhares de seres humanos.

O primeiro Fórum Social Mundial foi realizado em Porto Alegre – capital do Rio Grande do Sul no ano de 2001. De lá para cá já passou por países como a Índia, Quênia, Venezuela, retornando ao Brasil em 2005 e agora se realizará no coração da Amazônia: Belém do Pará. Teremos com isso uma grande oportunidade para denunciar todas as mazelas sociais e ambientais provocadas pela consolidação do projeto de desenvolvimento de grupos econômicos nacionais e estrangeiros que vêm em nossa região somente a cobiça de nossos numerosos recursos naturais como a água, minérios, madeira, gás natural, biodiversidade e a exploração da mão de obra.

Empresas como a VALE, Cargil, ALBRAS, Coca-Cola, Magi, Bunge investem recursos para explorar a Amazônia deixando um rastro de destruição e a população na mais absoluta miséria e marginalidade.
Com a realização do Fórum Social Mundial em Belém teremos a oportunidade de denunciar também os governos que são coniventes com a política das multinacionais e o setores atrasados da sociedade como o chamado agronegócio que, ao contrário do discurso de desenvolvimento e progresso, promovem a destruição da floresta amazônica, o trabalho escravo, a grilagem de terras e a violência que elevou o Pará ao vergonhoso título de campeão nacional de violência no campo.
Queremos com o Fórum apresentar a agricultura familiar e camponesa como alternativa para saciar a fome dos pobres das cidades e defender a produção de alimentos saudáveis, livre dos venenos apelidados de agrotóxicos pelos latifundiários.

Convocamos a sociedade defender a Reforma Agrária com a única medida verdadeiramente justa para acabar com a violência no campo e minimizar a miséria no meio rural brasileiro. Convidamos também a população dos bairros pobres de Belém a se juntarem conosco nesta grande luta por direitos contra a violência, a pobreza, a exclusão, o desemprego, a falta de educação de qualidade, a falta de saúde pública e a participarem conosco do Fórum Social Mundial em nosso espaço de debates que será o Colégio NPI, onde estaremos juntos debatendo, cantando, lutando e encontrando saídas coletivas contra a crise aberta por esse sistema de morte que é o capitalismo.

Pátria Livre. Venceremos.
Viva a unidade dos pobres do campo e da cidade
Viva o povo brasileiro
Viva o Socialismo.

Viva o povo brasileiro
Viva o Socialismo

Via Campesina