Países da Alba fecham acordo sobre soberania alimentar

Da Radioagência NP

A Alba (Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América) definiu um novo acordo para o fortalecimento da soberania alimentar, nesta segunda-feira (2/2). Os países-membros da entidade definiram a criação da Alba Alimentos, uma iniciativa que pretende incrementar a produção sustentável de comida e garantir a segurança e a soberania alimentar. A Petrocaribe – organização que articula os recursos energéticos de 14 países da região caribenha – também faz parte deste acordo.

Será constituída uma empresa de propriedade multi-estatal para produzir alimentos e coordenar projetos agropecuários, com cooperação tecnológica, capacitação técnica e atividades relacionadas ao uso racional dos recursos naturais e energéticos da região. Também estão previstos o planejamento e o desenvolvimento de transporte, recepção, armazenamento e comercialização de insumos.

A empresa será criada com mais de R$ 110 milhões do fundo alimentar da Alba, criado em julho de 2008. Segundo o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, essa empresa estará inserida no conceito de grande nação, para se contrapor ao modelo das empresas transnacionais.

A assinatura dos acordos aconteceu durante a IV Cúpula Extraordinária da Alba, realizada em Caracas, a capital venezuelana. Além da Venezuela, fazem parte da Alba a Bolívia, Honduras, República Dominicana, Nicarágua e Cuba. O Equador participa como país observador.