Brasil perde intelectual da questão agrária

A luta pela Reforma Agrária perdeu nesta segunda-feira (16/02) um importante aliado. Tamás Szmrecsányi, intelectual e integrante do conselho editorial da Revista da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), faleceu em São Paulo vítima de câncer.

Szmrecsányi, que nos últimos anos vinha atuando como professor de História Social da Ciência e da Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),escreveu diversos livros e artigos sobre a realidade agrária do país e o grande capital, com ênfase nos estudos sobre os impactos das monoculturas – sobretudo a cana-de-açúcar – na sociedade brasileira.

Junto aos movimentos sociais, Szmrecsányi sempre levou sua contribuição acadêmica a debates e encontros sobre seus temas de pesquisa. Recentemente, vinha participando de projetos da ABRA em conjunto com movimentos sociais de luta pela terra, entre eles o MST.

Em 2007, quando a discussão sobre o uso dos agrocombustíveis ganhou força no país, o intelectual se posicionou criticamente ao setor sucro-alcooleiro e ao agronegócio Leia entrevista com o professor sobre o tema.

Szmrecsányi era graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1961), mestre em Economia pela New School for Social Research (1969), doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e pós-doutor pela University of Oxford (1990). No passado, colaborou com o Incra de São Paulo e com o governo Franco Montoro, na área de energia.