Camponeses cobram políticas públicas contra estiagem no RS

Na semana passada 700 camponeses da região de Boa Vista das Missões, no Norte do Rio Grande do Sul, bloquearam durante dois dias (17 e 18/2) a rodovia BR-386 para pressionar os governos estadual e federal a tomar medidas que amenizem as perdas com a estiagem no estado e viabilizem a pequena propriedade. A mobilização contou com o apoio da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP). Eles aguardam agora uma reunião com o governo federal.

O integrante da direção estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Plínio Simas, afirma que os camponeses precisam de políticas públicas urgentes para recuperar a pequena propriedade e potencializá-la. Em algumas localidades da região, a perda no milho girou em torno dos 80% e, no feijão, passou dos 90%. “Mais uma vez, a estiagem assolou os camponeses na região Norte. Famílias perderam tudo. Exigimos que os governos federal e estadual amenizem nossas perdas e implementem políticas efetivas contra a estiagem, como a irrigação”, diz.

Do governo estadual, os camponeses e os municípios exigem a anistia no pagamento das sementes do Programa Troca-Troca, refinanciamento das dívidas junto aos órgãos estaduais, agilização no reconhecimento da situação de emergência nos municípios atingidos pela estiagem e a implementação real da política de irrigação no estado, entre outros itens. Do governo federal, além do refinanciamento das dívidas, também reivindicam recursos subsidiados para implantação da irrigação de pequeno porte, regulação dos preços dos alimentos, readequação do seguro agrícola e a criação de uma estatal que produza fertilizantes e regule os preços no setor.