13 trabalhadores são resgatados de fazenda no Maranhão

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego libertou nesta terça-feira (17/03) 13 trabalhadores de situação análoga a de escravidão em uma fazenda localizada no município de Bom Jesus da Selva, no sudeste do estado do Maranhão.

Os trabalhadores foram resgatados da Fazenda Lagoinha de propriedade de Antonio Fernandes Camilo Filho. Eles realizavam “roço de uquira”, não dispunham de materiais de segurança, o alojamento ficava exposto à floresta, possibilitando ataques de animais ou insetos. Outros trabalhadores eram alojados junto com as rações de animais.

Dentre os regatados estavam uma mulher e duas crianças de colo, ela e todos os demais foram encaminhados à Delegacia Regional do Trabalho de Açailândia, onde o proprietário, prestará contas à Justiça, podendo pagar uma multa de até 15 mil reais aos trabalhadores.

A Fazenda Lagoinha é reicidente. Pela segunda vez é flagrada com trabalhadores nestas condições. Da primeira vez, em 2003, 27 trabalhadores foram resgatados. No mesmo ano, o proprietário teve seu nome incluso na Lista Suja do Ministerio do Trabalho e Emprego. Atualmente, cerca de 34 propriedades no Maranhão estão na lista.

Somente neste ano, em pouco mais de dois meses, cerca de 200 trabalhadores de todo o país foram libertados de condições de escravidão pela Unidade Móvel. No Maranhão este é o segundo resgate.