Ruralistas aprovam medidas contra MST em reunião vazia

Do Vermelho

A bancada ruralista na Câmara aproveitou-se do esvaziamento na Comissão de Agricultura, nesta quarta-feira (18/3), para aprovar uma série de requerimentos contrárias à atuação do MST. As reuniões das comissões foram adiadas por conta da morte do deputado Clodovil Hernandez (PR-SP). A Comissão de Agricultura manteve a reunião e votou as medidas do DEM e PSDB.

Entre as propostas aprovadas está o requerimento para que “seja extinta a subcomissão especial para tratar da garantia do direito de propriedade face às ações governamentais relativas à reforma agrária, às questões indígenas, ambientais e às minorias étnicas”.

No mesmo requerimento, os deputados da oposição conseguiram aprovar, em substituição, subcomissão especial com o objetivo de tratar de invasões de propriedades rurais e atentados ao Estado de Direito no Pará.

O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), presente à reunião, que votou contrário todos os requerimentos, conseguiu alterar a mudança do tema proposto pelos deputados Abelardo Lupion (DEM-PR) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) para “fazer a intermediação dos conflitos agrários no Brasil.”

Também de autoria do DEM, foi aprovado requerimento que pede audiência com o procurador geral da República, Antônio Fernando de Souza, a fim de discutir as providências que estão sendo tomadas com relação ao repasse de dinheiro ao MST.

O parlamentar petista disse que se posicionou contrários aos requerimentos argumentando que eles continham uma visão preconceituosa em relação ao MST. Ele disse ainda que o presidente da comissão, deputado Fábio Souto (DEM-BA), alegou que havia sido fechado acordo antes da chegada do petista à reunião e os requerimentos foram aprovados em bloco.

“Percebemos que há uma intenção de punir os pequenos agricultores e de se contrapor à questão do movimento sem terra”, disse Fonteles.