Organizações entregam a Vanucchi relatório sobre milícias

Nesta quinta-feira (19/3), organizações entregaram ao ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, um relatório sobre a formação de milícia privada no campo, com a apresentação de 13 casos que envolvem a contratação de seguranças armados por fazendeiros do estado e violações de direitos humanos em Pernambuco. O relatório foi elaborado pela Justiça Global, MST, MDNH/Pe , NAJUP e Terra de Direitos, que reuniram os principais casos e levantaram o histórico de cada um para que o ministro tome conhecimento da abrangência do problema no estado.

Em Pernambuco este problema é antigo, data da época em que o estado se destacava como um forte produtor de açúcar enquanto ainda era uma capitania hereditária. Por esses longos anos, a concentração fundiária nunca foi resolvida e o que se percebe é uma movimentação dos fazendeiros para a defesa da propriedade privada a partir da formação das milícias privadas.

Agressões, despejos forçados e ameaças de morte: direitos humanos em risco em PE

Os casos relatados envolvem diversas violações aos direitos humanos, tais como agressões físicas, calúnia, ameaças de morte ou até mesmo despejos forçados feitos sem qualquer autorização judicial. A ausência do Estado para a resolução desses casos é apontado pelas organizações como um dos problemas, assim como a participação da própria polícia em ações violentas quanto aos trabalhadores sem terra, as comunidades tradicionais e as populações indígenas.

O relatório será entregue também a outros órgãos, como Ministério Público, Conselho da Defesa da Pessoa Humana, Conselho de Direitos Humanos de PE, Promotoria Agrária, entre outros.

Clique aqui e leia o relatório na íntegra.