Via Campesina abre primeira turma de Gestão de Cooperativas no Paraná

Visando atender a demanda de formação e qualificação dos trabalhadores rurais Sem Terra que atuam na gestão e administração de cooperativas, agroindústrias e empresas sociais das organizações que compõem a Via Campesina, na próxima terça-feira (24/3), será realizado o ato de abertura da primeira turma do curso Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, no Ceagro (Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia), em Cantagalo, região central do Paraná.

A atividade conta com a presença de representantes do Instituto Federal do Paraná – IFPR, secretarias e ministérios públicos, vereadores e prefeitos da região, além de integrantes dos movimentos da Via Campesina, como: MST e MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores).

O ato político terá início às 10h, com assinatura do protocolo de intenções pelos representantes das entidades envolvidas. Em seguida haverá um almoço comemorativo e às 15h o coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile, ministrada uma aula inaugural.

A meta é iniciar a formação de 40 técnicos em nível superior para contribuírem na gestão de cooperativas rurais, envolvendo militantes dos movimentos que compõem a Via Campesina no Paraná e em outros estados.O curso será realizado em parceria entre o Ceagro, a Fundação Mundukide com a Universidade de Mondragon e o Instituto de Estudos Cooperativos Lanki. Entidades do País Basco, que possuem grande experiência na área de gestão e cooperativismo.