MST reúne amigos da Reforma Agrária em Pernambuco

Na última sexta-feira (3/4), o MST reuniu cerca de 120 pessoas, entre representantes de organizações não-governamentais, sindicatos, movimentos sociais do campo e da cidade, parlamentares e partidos políticos, durante o Encontro dos Amigos do MST, realizado no Centro de Cultura Luiz Freire, no sítio histórico de Olinda.

O encontro teve como objetivo aglutinar as forças sociais que atuam no estado de Pernambuco, unificar o entendimento do atual contexto de lutas e também festejar o ideal de transformação social que une os diversos movimentos sociais e organizações que lutam por justiça e igualdade.

O professor Sergio Sauer, da Universidade de Brasília, e os integrantes da coordenação nacional do MST, João Paulo Rodrigues e Jaime Amorim, trouxeram alguns elementos sobre a situação da Reforma Agrária e a atual conjuntura de criminalização das lutas que tem atingido a todos os movimentos sociais. Após o debate, foi servido um jantar regional com produtos vindos dos diversos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária no Estado, regado a muita música e animação.

O Encontro dos Amigos do MST em Pernambuco reuniu mais do que amigos da Reforma Agrária. Foi um encontro de companheiros e companheiras, aqueles que partilham o pão; de camaradas, aqueles que partilham o sonho e a luta por um país com justiça social e soberania popular.