Servidores do Incra realizam atividades em defesa da Reforma Agrária

Entre os dias 13 e 17/4, a Assera (Associação dos Servidores da Reforma Agrária/DF) realiza a I Semana Nacional em Defesa da Reforma Agrária e Justiça no Campo. Com uma programação repleta de palestras, mesas redondas, dia de campo e atividades culturais, o evento visa estimular uma reflexão crítica e promover o debate sobre os temas que permeiam a questão agrária nacional.

Todas as atividades acontecem no Auditório Alberto Passos Guimarães, SBN, Ed. Palácio do Desenvolvimento, 22º andar – INCRA Nacional – Brasília/DF. (Abaixo, confira a programação completa)

Contexto

O dia 17 de abril de 1996 ficou marcado na história brasileira. Em um acampamento de trabalhadores rurais Sem Terra, na chamada “curva do S”, entre Eldorado dos Carajás e Marabá, no Pará, dezenove pessoas que lutavam pelo direito a um pedaço de terra para plantar foram cruelmente assassinadas a mando do latifúndio.

Por conta deste trágico episódio, organizações camponesas de 67 países articuladas na Via Campesina, decidiram transformar o dia 17 de abril em Dia Internacional de Luta Camponesa. No
Brasil, um decreto presidencial reconhece esta data como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. A Assera considera que esta data não pode passar em branco. Por mais de 500 anos perdura uma injusta estrutura fundiária no Brasil, que faz com que apenas 26 mil grandes proprietários – que representam menos de 1% do universo de cinco milhões de agricultores, sejam donos de 46% de todas as terras do Brasil.

Atualmente, uma série de medidas que estão em curso podem agravar ainda mais este quadro,
como a polêmica Medida Provisória nº 458/2009, que poderá regularizar a grilagem de terras na Amazônia Legal e entregá-las ao grande capital privado. Junto a isso, ocorre um forte processo de criminalização e repressão às lutas dos povos do campo, no sentido de inviabilizar suas reivindicações e manter o status quo existente no campo brasileiro. É diante desse cenário que será realizada a I Semana Nacional em Defesa da Reforma Agrária e Justiça no Campo