Sem Terra ocupam sede da Secretaria de Agricultura da Bahia

Cerca de dois mil trabalhadores rurais do MST ocuparam, nesta segunda-feira (13/4), a Seagri (Secretaria de Agricultura da Bahia), na capital do estado da Bahia, com o objetivo de pressionar o governo estadual a cumprir a pauta assumida em 2007, ano em que se estabeleceu a reforma de cinco mil casas, a construção de 1.200 quilômetros de estradas nos assentamentos, a vistoria de áreas em todo estado e a infra-estrutura dos assentamentos.

Ao mesmo tempo, 1.500 famílias de Trabalhadores e Trabalhadoras continuam ocupando a área de 4.700 hectares de terras devolutas – utilizadas ilegalmente pela Veracel Celulose para o plantio de eucalipto -, no município de Eunápolis. Já foram derrubados dois hectares do monocultivo para no lugar ser plantado milho e feijão.

Também nesta segunda-feira (13/4), os Sem Terra interditaram a BR 101, que fica em frente ao acampamento, com o objetivo de pressionar o governo a discutir o monocultivo de eucalipto com a sociedade, para que sejam resgatadas as terras devolutas que estão nas mãos da empresa Veracel Celulose e destinadas para Reforma Agrária. “Há dois anos o Estado não promove desapropriações. Enquanto isso, uma empresa possui mais de 20 mil hectares das terras que deveriam ser utilizadas para acabar com pobreza e a fome na região”, afirma Márcio Matos, integrante da direção regional do Movimento.