Adão Pretto será homenageado no Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira (16/04), será homenageado Adão Pretto, Deputado Federal pelo PT-RS, que faleceu no dia 5 de fevereiro deste ano. A homenagem, oferecida pela Deputada Estadual Inês pandeló (PT-RJ), será proferida na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, às 18h.

Adão Pretto, camponês de origem do interior do Rio Grande do Sul, ajudou na cosntrução do MST, desde o acampamento da Encruzilhada Natalino, em 1981. Elegeu-se deputado estadual, em 1986. Foi o primeiro deputado estadual camponês a tomar posse na assembléia legislativa, saudado como
uma grande vitória do movimento camponês do Rio Grande do Sul. Por sua atuação exemplar em defesa dos pequenos agricultores e sem terra, que impactou a toda sociedade gaúcha, recebeu o Premio Springer de melhor Deputado.

Depois, elegeu-se Deputado Federal, defendendo com a mesma garra e coerência na Câmara dos Deputados e no dia-a-dia, os interesses da classe trabalhadora. Adão Preto não era o parlamentar padrão que conhecemos. Não gostava da tribuna, mas estava presente em todas as lutas sociais que se realizaram nesses últimos vinte anos. E as fazia repercutir no parlamento, na forma de leis ou de denúncia.

A homenagem traz a lembrança de um importante lutador do povo, que dedicou sua vida ao lado dos trabalhadores.