Brigada Militar reprime marcha do MST em São Grabriel

Neste momento (17/04), policiais da Brigada Militar revistam e identificam os cerca de 500 Sem Terra que iniciaram uma marcha nesta manhã em São Gabriel (RS), na Fronteira. Homens foram separados das mulheres e crianças. Até o momento os policiais não explicaram o motivo da ação.

A marcha pacífica saiu pela manhã dos acampamentos do MST em direção à cidade a fim de denunciar os latifúndios da região e a importância da Reforma Agrária. Os Sem Terra exigem também mais infra-estrutura para os assentamentos recém criados na cidade. A atividade integra a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, que teve início na quarta-feira (15/4) no Rio Grande do Sul e lembra o Massacre de Eldorado dos Carajás (PA), que completa 13 anos de impunidade neste dia 17 de Abril.

Mais uma vez, governos federal e estadual utilizam a força policial para reprimir as famílias Sem Terra gaúchas. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) ainda não cumpriu o Termo de Ajuste de Conduta, que estabelecia o assentamento de 2 mil famílias até o final do ano passado. Apenas 700 destas foram assentadas. Já o governo estadual não assentou uma única família Sem Terra.