Novas mobilizações lembram Massacre de Carajás no RS

As mobilizações da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária prosseguem no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (17/4). Em São Gabriel, a marcha de famílias acampadas e assentadas chegou à cidade após o bloqueio violento da Brigada Militar. O trevo de entrada da cidade foi bloqueado e as famílias pretendem caminhar até a prefeitura para negociar a pauta de reivindicação que inclui infra-estrutura para os novos assentamentos da região e a desapropriação de áreas para assentar as famílias acampadas.

As famílias questionam também a postura do Conselho Tutelar em São Gabriel. Em Sarandi, para identificar as crianças que freqüentam a escola itinerante, o Conselho utilizou um aparato de 160 policiais e um helicóptero. Em São Gabriel, onde os assentados pedem a construção de escolas e transporte escolar, o Conselho Tutelar se recusa a receber as famílias.

Em Canguçu, 200 famílias marcham novamente por dentro da fazenda São João D’Armada e em protesto pelo uso da violência da Brigada Militar em São Gabriel.

Na região metropolitana, trabalhadores sem terra irão bloquear a RS040 em Viamão e a BR290, no Trevo de Charqueadas, por 19 minutos em memória dos trabalhadores assassinados em Carajás. Em Nova Santa Rita, as famílias acampadas irão simbolizar os 13 anos da tragédia com cruzes na beira da estrada e um ato. As três atividades se iniciam às 14h.