Sem Terra ocupam área do Grupo Atala em SP

Cerca de 500 trabalhadores ocuparam a Fazenda Santa Lúcia, na região do Pontal do Paranapanema, na manhã desta sexta-feira (17/4). As terras são do Grupo Atala, que atua no estado do Paraná, mas possui uma área de 20 mil hectares na região oeste do estado de São Paulo, destinada a usinas e ao cultivo de cana de açúcar.

O Grupo Atala é conhecido pela relação problemática com seus funcionários, que denunciam a falta de pagamento e casos de trabalho escravo. Os Sem Terra encontraram na área do canavial, um grupo de 6 famílias que se encontravam em situação de abandono, e ainda não recebiam pagamento de seus patrões.

Esta ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, que em abril é realizada em memória dos 19 Sem Terra assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás, em operação da Polícia Militar, no no Pará, em 1996, no dia 17 deste mês.

A Jornada Nacional de Lutas do MST já mobilizou trabalhadores rurais em 10 estados e no Distrito Federal desde o início de abril. Em São Paulo, os trabalhadores seguem mobilizados por todo estado com ações nos municípios de Itararé, Andradina, Ribeirão Preto, Taubaté e Marabá Paulista.