Assentados comemoram 13 anos de conquista no Paraná

Da Universidade Sem Fronteiras

Na última sexta-feira, dia 17 de abril, aconteceu no Assentamento Rural Marcos Freire em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, uma grande festa para comemorar os 13 anos da conquista de uma grande área pelos trabalhadores ruraris Sem Terra.

Em 1996 esse território, próximo a Usina Salto Santiago, assistiu a maior ocupação da América Latina com três mil famílias mobilizadas pelo MST, momento flagrado pelo fotógrafo Sebastião Salgado (foto ao lado).

Hoje vivem e trabalham nos quatro grandes assentamentos resultantes dessa luta, Marcos Freire, Ireno Alves dos Santos, Celso Furtado e Dez de Maio, cerca de dez mil pessoas.

O Universidade Sem Fronteiras, soma hoje 33 projetos em parceria com os trabalhadores rurais organizados em todas as regiões do Paraná, dois deles nessa grande área. Recentemente, a ACAMF – Central de Associações Comunitárias do Assentamento Marcos Freire e o CEAGRO – Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia, tiveram seus projetos aprovados.

O projeto da ACAMF irá trabalhar com as manifestações artísticas nas escolas dos assentamentos e o do CEAGRO irá implantar unidades de referência com sistemas agroflorestais na região. Serão 19 bolsas para estudantes e trabalhadores das comunidades assentadas na região, tocarem as atividades dos projetos.

A Secretária Lygia, convidada pelo MST, esteve presente nesse momento importante de comemoração das conquistas e reflexões para o avanço da luta dos trabalhadores rurais e teve a oportunidade de reafirmar o compromisso das ações do Governo do Estado, através da SETI em construir e efetivar políticas públicas para as populações que historicamente sempre foram marginalizadas.