Famílias acampadas na fazenda Ibiti realizam ato em Itararé

Nesta quarta-feira, as 200 famílias acampadas na fazenda Ibiti realizam um ato em Itararé, interior de São Paulo. A atividade, marcada para as 10 horas, na Praça São Pedro, tem como objetivo dialogar com a sociedade local sobre a Reforma Agrária. As famílias sairão do acampamento em marcha, às 8h30.

Participarão também representantes de entidades, escolas, igrejas e do poder público de Itararé, Itapeva e Itaberá. No local haverá doação de alimentos produzidos pelas famílias assentadas na região. O ato será encerrado com um almoço no acampamento.

A Reforma Agrária é a principal bandeira de luta do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que há 25 anos está organizado na região. Nossas lutas e conquistas consolidam-se nas sete áreas de assentamento com 440 famílias de trabalhadores rurais assentados nos municípios de Itaberá, Itapeva, Apiaí e ainda com o Acampamento 8 de Março em Riversul. Estas famílias lutam e conquistam a cada dia uma vida mais digna através da luta pela terra.

Cerca de 60% das terras agricultáveis do município de Itararé estão plantadas com eucalipto e pinus e quase 40% estão destinadas à agropecuária. Este modelo de agricultura não gera empregos nem renda ao município, muito menos produz alimentos para cobrir a demanda da população local.

A ocupação da Fazenda Ibiti é parte de luta pela Reforma Agrária. O MST reivindica a distribuição de todas as terras, que hoje se concentram nas mãos de grandes empresas e mantém um modelo agrícola que não sustenta as necessidades do nosso povo. Somente na Ibiti são 9 mil hectares, que já em 1986 foram decretados passíveis de Reforma Agrária (Decreto 93.046/1986), decisão revogada pelo presidente Fernando Collor em 1991.