Deputado vê cenário de terrorismo em ação de milícias no Paraná

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), membro da Frente Parlamentar da Terra no Congresso Nacional, disse que o cenário no acampamento Sem Terra Oito de Março, na Fazenda Videira, em Guairaçá, Noroeste do Paraná (526 km de Curitiba), é típico de um atentado terrorista.

Na noite da última terça-feira (21/4), às 22 horas, cerca de dez homens armados efetuaram disparos e atearam fogo em cinco barracos do acampamento, que foram totalmente destruídos. As dezenas de famílias que vivem no local, todas integrantes do MST, conseguiram se refugiar num barracão de alvenaria durante a ação criminosa. Não houve feridos.

“O relato dos Sem Terra é de que quase toda semana os capangas cercam e atiram contra o acampamento”, afirma Dr. Rosinha, que no último fim de semana vistoriou o local, na companhia do ouvidor agrário no Paraná, Vinícius Oliveira, e do deputado estadual Professor Lemos (PT).

“O que vimos no acampamento é um cenário de verdadeiro terrorismo”, aponta o deputado federal. “Vamos cobrar das autoridades policiais e do Ministério Público uma investigação mais profunda, para que os responsáveis e mandantes sejam identificados e punidos.”

A polícia recolheu no local 12 cápsulas deflagradas de revólveres calibres 38 e 22.

As famílias sem-terra denunciaram que os pistoleiros já mataram um cavalo e uma porca dentro do acampamento, além de terem cortado fios de luz e derrubado um poste. Sem energia elétrica, os sem-terra não têm como bombear água nem como irrigar suas plantações.

Os parlamentares e o ouvidor do Incra no Estado reuniram-se na tarde de sábado (25/4) com o juiz federal Braulino Mata Oliveira Júnior, de Paranavaí. “Levamos ao magistrado a nossa preocupação com a segurança das famílias que vivem no acampamento com muitas crianças e o convidamos a visitar a área”, informa Dr. Rosinha.

O deputado federal petista também telefonou para o secretário estadual Luiz Fernando Delazari (Segurança Pública), e pretende debater o caso com o governador Roberto Requião (PMDB). “Sinto que o promotor da Comarca de Terra Rica está muito displicente, parece que está esperando haver uma vítima fatal para agir.”

Dr. Rosinha foi informado pelos sem-terra que o escrivão da Delegacia de Terra Rica se recusou a registrar o fato de o caminhão que transporta os pistoleiros pertencer à Usina de Álcool Santa Teresinha Ltda.

Sobre a fazenda

Com mais de 1,2 mil hectares, a Fazenda Videira foi ocupada pelo MST em março de 2007. Antes, em dezembro de 2006, ela foi desapropriada por decreto presidencial para fins de reforma agrária, por ser considerada improdutiva.

Como os herdeiros contestam a desapropriação na Justiça, o Incra não pode iniciar a perícia para definir o valor a ser pago aos proprietários e iniciar o projeto de assentamento rural. Nos últimos dois anos, a Ouvidoria do Incra registrou pelo menos 12 conflitos entre pistoleiros e sem-terra no local.

Em outubro de 2007, uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados abordou em Curitiba a atuação de milícias privadas contra o MST no Estado. Um dos casos denunciados pelo movimento naquela ocasião foi justamente o da Fazenda Videira, em Guairaçá.

Ligada ao grupo Usaçúcar e pertence a família Meneguetti, a usina arrendava a área, de propriedade da empresária Laci Dagmar Zoller Ribeiro e filhos. Uma ação policial de busca e apreensão localizou, em setembro de 2008, uma grande quantidade de munições, cartuchos e uma pistola calibre 9 milímetros no apartamento do filho da proprietária, em Curitiba.

(As informações são do endereço www.drrosinha.com.br)