Novas ameaças intimidam povo Xukuru-Kariri

Uma comitiva de onze índios, liderada pelo Cacique Chiquinho da aldeia Monte Alegre está na Delegacia Regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Maceió, no estado de Alagoas, buscando agilidade no processo de pagamento das terras que retomaram há mais de um ano. Na última terça-feira (21/04), os Xukuru-Kariri receberam mais uma visita do ex-proprietário das terras incluídas no relatório de demarcação, Val Basílio.

Intimidados, os indígenas até abriram a porteira para o visitante e seu acompanhante, mas estes não quiseram entrar depois que o cacique o lembrou de sua condição sub judice. Não foi a primeira vez que Val Basílio tenta entrar à força na comunidade e somente uma ação da Funai no sentido de quitar as dívidas da União com o ex-político pode dar um fim a esta tensão em Palmeira dos Índios (140 km de Maceió).

Agora, os índios vieram buscar uma solução junto à Funai e Ministério Público que devem marcar uma audiência para negociação das terras. O levantamento fundiário já foi feito, mas desde o dia 5 de fevereiro a comunidade aguarda a convocação para a nova audiência que não chegou à Funai.

A mobilização dos Xukuru-Kariri na Funai de Maceió só termina, segundo o cacique, quando a reunião estiver agendada, não somente com MP e Funai, “como também com a Funasa, pois sabemos da situação de falta de assistência para todos os povos e vamos reivindicar a assistência mínima para a comunidade.”