MST bloqueia rodovias contra despejo em Nova Santa Rita

Famílias Sem Terra bloqueiam neste momento a BR 386 em protesto contra o despejo do acampamento Jair Antônio da Costa, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Os Sem Terra pressionam para que o Ministério Público Federal (MPF) de Canoas volte atrás e reveja a decisão de retirar o acampamento, que está localizado em uma área cedida pelo assentamento Santa Rita de Cássia II. O tema será debatido em uma audiência entre MPF e MST logo mais, às 16h, na sede do órgão em Canoas.

Demais protestos devem ocorrer no interior do Rio Grande do Sul, nas cidades de Sarandi e Pontão (Norte do RS), Santa Margarida do Sul (na Campanha), Julio de Castilhos (Centro do estado) e São Luiz Gonzaga (no Noroeste).

As famílias afirmam que o despejo do acampamento, de dentro de um assentamento, é uma ação política e parte do processo de criminalização que os movimentos sociais sofrem no estado. A alegação do MPF para pedir o despejo é de que o acampamento se encontra em área de preservação ambiental. O fato não é verdadeiro. O acampamento está em uma área coletiva do assentamento, enquanto a área de preservação localiza-se em outro ponto do assentamento.

O MST também lamenta que o MPF não exija do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – com o mesmo empenho em que quer o despejo – o cumprimento do TAC que estabelecia o assentamento de 2 mil famílias até o final do ano passado. Apenas 500 famílias foram assentadas.

Ato público

Famílias Sem Terra ainda realizam às 15h um ato público em frente ao Ministério Público Federal (MPF) de Canoas contra o despejo do acampamento Jair Antônio da Costa. Os trabalhadores irão permanecer durante a tarde no local, aguardando o resultado da audiência que ocorre às 16h com
representantes do MPF.