MST-SC comemora seus 24 anos de luta pela terra

Em 1984, o Brasil vivia uma conjuntura de duras lutas pelo fim da ditadura, pela abertura política e de muitas mobilizações operárias nas cidades. Como parte desse contexto, entre 20 e 22 de janeiro, foi realizado o 1º Encontro Nacional dos Sem Terra, em Cascavel, no Paraná. Esse foi o ponta pé inicial para que os Sem Terra de Santa Catarina se organizassem e fizessem as primeiras ocupações no Oeste do estado. E foi assim que, no dia 25 de Maio de 1985, 800 famílias de agricultores Sem Terra ocuparam a Fazenda Papuã, marcando a chegada do MST em Abelardo Luz.

A ocupação da fazenda Papuã revela uma das tão belas histórias de luta do Movimento. Numa madrugada gelada, o ronco dos motores dos caminhões e dos ônibus fazia eco junto ao canto dos pássaros que, como uma orquestra afinada, anunciavam a chegada de uma nova aurora. Para chegar à fazenda Papuã, era preciso atravessar a ponte sobre o rio Chapecó. A fazenda era vigiada por pistoleiros pagos pelo proprietário que, para impedir o acesso dos Sem Terra, incendeiam a ponte. Corajosas, são as mulheres quem descem dos caminhões e dos ônibus, e conseguem apagar o incêndio. Nesse instante histórico, o ronco dos motores e o canto dos pássaros são superados pelos gritos de “Reforma Agrária já, terra para quem nela trabalha!”

É para relembrar esse e tantos outros eventos constituintes da história do MST em Santa Catarina, que no dia 24/5 o assentamento Papuã – comunidade Serra do Papuã (dos Lavratti) – cediará uma grande comemoração dos 24 anos do Movimento no estado.

As atividades terão início às 9h e, para relembrar o dia da ocupação, o primeiro ponto de encontro será a ponte que no passado tentaram destruir. Em seguida haverá uma celebração e um ato, que contará com a presença de entidades da região. Após as solenidades, um gostoso almoço de confraternização encerrará o dia de festa.