Milho transgênico da Monsanto devasta safra sul-africana

Três variedades do milho transgênico da Monsanto não renderam colheita na safra de 2008/9, rendendo mais de 200 mil hectares de campos estéreis e de perdas que atingiram várias províncias na África do Sul.

De acordo com a Grain South Africa – associação de produtores especializados em produtos derivados dos grãos daquele país -, as variedades são: MON 810, NK 603 e MON 810 x NK 603. Estas sementes foram vendidas aos produtores comerciais de milho e fornecida para agricultores pobres da África do Sul.

A Monsanto compensou os grandes fazendeiros que perderam sua produção, e os impediu de darem declarações à imprensa. Já os agricultores pobres em nada foram ressarcidos. A empresa declarou que houve uma falha no processo de desenvolvimento das sementes geneticamente modificadas e não forneceu outros detalhes sobre o fato ou sobre a possibilidade de que o mesmo erro tenha afetado outras variedades de milho da empresa.

A autoridade reguladora sul-africana – similar a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) no brasileira -, que aprovou o lançamento comercial destas três variedades do milho, não deu nenhuma declaração sobre os prejuízos na colheita.

Desde as primeiras tentativas de liberações comerciais de transgênicos, cientistas e ambientalistas de todo o mundo advertem para o perigo da comercialização das espécies. Eles apontam que as decisões vêm sendo tomadas de maneira prematura, pois as incertezas que rondam os transgênicos ainda prevalecem.